-
Arquitetos: FCC Arquitectura
- Área: 828 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: panoramah!®, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Bisazza, CS Telhas, Geberit, MCMURTA, Roca, Stone Depot
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tendo como ponto de partida o edifício existente, o projeto prevê a sua conservação, alteração e a necessária ampliação para responder ao programa pretendido; a primeira intenção será proteger e valorizar o edifício, bem como o jardim envolvente. Prevê-se a demolição de parte do edifício no extremo nordeste do prédio, mantendo-se o volume à face da rua Padre Luís Cabral.
Pretende-se uma solução que salvaguarde e valorize a identidade da antiga construção, promovendo o diálogo entre o que já existe e o novo, assumindo as diferenças entre ambos; procura-se um resultado contemporâneo organicamente equilibrado que se enquadre no ambiente envolvente e contribua para a valorização do local. Opta-se por conferir alguma neutralidade ao volume ampliado, construído em betão aparente, com panos envidraçados, revestidos pontualmente com ripado de cor branca.
Adapta-se a construção existente a um programa de habitação contemporânea com exigências específicas, requalificando os espaços interiores e articulando-os com os novos espaços. A intenção é revitalizar sem descaraterizar, procurando-se dignificar o edifício sem recorrer a mimetismos e conferindo-lhe caraterísticas enriquecedoras que se assumem como integrantes duma intervenção atual.
Considerando que a Rua Padre Luís Cabral se encontra atualmente algo indefinida e pouco consolidada em termos de contexto urbano, opta-se por implantar a ampliação nesta frente, mantendo-se o alçado do anexo existente na extremidade do prédio e prolongando-o com o volume a ampliar ao longo da rua, em direção à casa existente. A ampliação permite rematar a frente urbana desta rua e ao mesmo tempo valorizar o enquadramento do logradouro (espaço ajardinado com piscina) como espaço exterior de lazer associado a todas as zonas da habitação.